Implantologia – Reabilitação Total
A área de implantologia tem evoluído bastante nestes últimos tempos, permitindo solucionar praticamente todos os casos em que existam espaços edêntulos. Existindo as condições de osso e tecido mole adequadas e uma posição correta dos implantes dentários, pode-se substituir as próteses removíveis por próteses sobre implantes.
Dependendo de cada situação clínica existem diversos meios para colocação de próteses provisórias durante o processo de osteointegração. Em momento algum ficará sem dentes. Cada vez mais existe uma aposta forte no que denomina a "carga imediata"; o paciente no dia da colocação dos implantes dentários coloca uma prótese provisória fixa.
Não. O número de implantes a colocar dependerá do diagnóstico do médico dentista. Em geral, o número de implantes varia entre 4 a 8 dispostos de acordo com o estudo que for efetuado.
As próteses removíveis inferiores são sempre de mais difícil adaptação. Se tiver osso suficiente pode, sem dúvida, colocar uma prótese sobre implantes apenas na mandíbula, mantendo a prótese removível superior. Na nossa clínica dentária fazemos esse trabalho com muita frequência.
A sua prótese sobre implantes deve ser tratada da mesma forma que os seus dentes naturais, o que implica uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista. É muito importante que não fume ou deixe de fumar durante o processo de colocação dos implantes.
Os implantes são colocados com anestesia local, sem necessidade de anestesia geral, sendo a cirurgia efetuada em ambiente estéril para prevenir as infeções. Regra geral, colocam-se os implantes sem incisão na gengiva e sem pontos.
Atualmente muito poucas razões impedem a colocação de implantes num paciente e como tal a reabilitação total através deste método. A pouca quantidade ou a má qualidade do osso é o maior problema que pode haver. No entanto, estes obstáculos conseguem ultrapassar-se com técnicas de aumento da quantidade de osso utilizando material sintético, bio-osso, técnica mais frequente de regeneração ou utilizando osso do próprio paciente (do queixo, da mandíbula ou da crista ilíaca). Se tem dúvidas apresente-nos o seu caso e faremos o respetivo estudo.
As estatísticas mostram que a colocação de implantes dentários tem um êxito de 98% no primeiro ano e de 90% nos primeiros 10 anos.
Colocam-se, anualmente, centenas de milhares de implantes em todo o mundo e estão aprovados por todas as autoridades sanitárias incluindo a FDA americana (Food and Drug Administration).
Se houver uma higiene adequada e se consultar o seu dentista regularmente, não terá problemas com os implantes. Existem muitos fatores que podem reduzir a vida dos implantes, como sejam a falta de higiene, causas genéticas e o aparecimento de outras doenças.
Os tratamentos dentários e, concretamente, os implantes não fazem parte do Serviço Nacional de Saúde. Relativamente aos seguros de saúde, deve consultar a sua seguradora e informar-se relativamente ao grau de cobertura e à possibilidade de escolha dos médicos dentistas.
Podemos ajudá-lo a encontrar uma solução para ultrapassar eventuais dificuldades orçamentais.
O tratamento é efetuado em consultório e, na grande maioria dos casos, com anestesia local.
Durante a intervenção não sentirá qualquer dor e, nas horas seguintes, as dores são facilmente controladas através do analgésico e do antibiótico que o médico dentista lhe receita. As dores costumam passar completamente ao fim de um período de 2 a 5 dias dependendo do paciente e do grau de intervenção.
A aceitação dos implantes dentários pelo corpo humano é completamente diferente dos outros casos como, por exemplo, os implantes das válvulas cardíacas. Nestes casos há que considerar outros fatores como sejam a compatibilidade dos tecidos, interação com fatores sanguíneos, etc. que, nos implantes dentários, não têm uma importância tão relevante. A adaptação do corpo humano aos implantes dentários baseia-se num processo chamado osteointegração em que o osso e o implante formam um todo.
A sua prótese sobre implantes deve ser tratada da mesma forma que os seus dentes naturais, o que implica uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista. É muito importante que não fume ou deixe de fumar durante o processo de colocação dos implantes.